Governador busca solução para futuro incerto do Porto de Itajaí

O setor portuário espera ajuda do Estado para pressionar o governo federal

Governador busca solução para futuro incerto do Porto de Itajaí

DIVULGAÇÃO/ REDES SOCIAIS

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

O governador Jorginho Mello (PL) está tomando medidas para encontrar uma solução para o Porto de Itajaí, que está com o contrato de arrendamento vencido desde o início do ano. Com a perda de linhas e serviços, o futuro do porto tem sido incerto.

Jorginho planeja se reunir com o ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França, em Brasília, na próxima semana para discutir a situação do porto e buscar a melhor opção para Itajaí, sem descartar nenhuma hipótese.

O leilão para a concessão da operação portuária do Porto de Itajaí, que é obrigatoriamente privada no Brasil, estava previsto para julho do ano passado, mas foi adiado devido à demora na finalização do edital. A análise do edital foi finalmente concluída na semana passada pelo Tribunal de Contas da União (TCU), o que libera o Ministério dos Portos e Aeroportos para dar sequência ao processo.

No entanto, há outro impasse a ser resolvido, já que o edital prevê a concessão da autoridade portuária de Itajaí, estrutura que administra o porto, para a iniciativa privada.

Essa entrega difere do modelo de administração da maioria dos portos no mundo, o que tem gerado discussões sobre o assunto.

O setor portuário espera ajuda do Estado para pressionar o governo federal por uma definição e agilizar o processo, uma vez que a demora em uma solução para Itajaí pode impactar não apenas o futuro do porto público, mas também dos terminais privados que utilizam o mesmo canal.