Santa Catarina enfrentará ciclone extratropical no Natal

Estado em alerta: Temporais e ciclone extratropical marcam o fim de semana e Natal

Santa Catarina enfrentará ciclone extratropical no Natal

Divulgação

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

O Estado de Santa Catarina enfrenta instabilidade climática nesta sexta-feira (22), com previsão de temporais, raios, rajadas de vento e queda de granizo, conforme informado pela Defesa Civil. A situação se agrava no Natal (25), com a aproximação de um ciclone extratropical associado a uma frente fria, trazendo chuvas intensas e ventos de até 70 km/h.

Na sexta-feira, as condições climáticas podem resultar em destelhamentos, queda de árvores, danos na rede elétrica, alagamentos e enxurradas, especialmente nas regiões do Grande Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul, Grande Florianópolis e parte do Vale do Itajaí, onde o risco é alto. As temperaturas variam entre 31°C e 33°C, podendo atingir 36°C no Vale do Itajaí e Extremo-Oeste.

O sábado (23) segue com instabilidade, iniciando com chuvas desde a madrugada. A tarde promete temporais mais intensos, especialmente do Oeste ao Norte do Estado. A Defesa Civil alerta para riscos moderados a altos de transtornos associados aos temporais. As temperaturas se mantêm acima de 30°C em algumas regiões, enquanto outras oscilam entre 22°C e 28°C.

No domingo (24), véspera de Natal, a instabilidade diminui temporariamente, com um dia de tempo firme e sol predominante. Contudo, pancadas de chuva e temporais isolados podem ocorrer à tarde devido ao calor e umidade, com riscos baixos a moderados de ocorrências. As temperaturas voltam a subir, ultrapassando 30°C em algumas áreas.

No dia de Natal, a situação se intensifica com a chegada da frente fria e do ciclone, afetando inicialmente as áreas de divisa com o Rio Grande do Sul e, posteriormente, estendendo-se para outras regiões. Os ventos fortes, com rajadas entre 50 e 70 km/h, acompanham os temporais com chuva intensa e possibilidade de granizo. A Defesa Civil mantém o alerta para o risco de transtornos em todo o Estado.