CALOR: Domingo será de sol com risco de pancadas de chuva

As máximas variam entre 30°C e 36°C

CALOR: Domingo será de sol com risco de pancadas de chuva

Imagem Ilustrativa

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Santa Catarina enfrenta um domingo com mudanças climáticas significativas, mantendo o calor característico, porém com a presença de pancadas de chuva ao longo do dia devido à atuação de uma frente fria sobre o oceano e instabilidades atmosféricas.

Segundo informações da Defesa Civil de Santa Catarina, esse sistema encontrará uma atmosfera mais quente, intensificando-se e resultando em condições propícias para temporais, acompanhados de chuvas intensas, raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo. As áreas de maior atenção incluem o Meio Oeste, os Planaltos Norte e Sul e o Vale do Itajaí.

O alerta meteorológico, que vai do meio-dia de domingo até a madrugada de segunda-feira, destaca o risco moderado a alto para ocorrências relacionadas a temporais. Nas demais regiões, o risco é classificado como moderado.

Além disso, o Estado permanece sob observação de calor intenso até a noite de segunda-feira, com risco moderado para desidratação, insolação e agravamento de doenças relacionadas ao calor. As temperaturas altas, com máximas acima de 30°C em todo o Estado, são resultado do transporte de calor proveniente da região Norte do país.

Para domingo, as temperaturas mínimas devem oscilar entre 16°C e 20°C nos planaltos, e entre 20°C e 25°C nas demais regiões, com valores mais elevados no litoral. As máximas variam entre 25°C e 30°C na divisa com o Rio Grande do Sul, e entre 30°C e 36°C em outras áreas, com destaque para o Vale do Itajaí e Litoral Norte como os locais mais quentes.

O início da semana traz previsão de tempo firme, com sol entre nuvens na segunda-feira. No entanto, há a possibilidade de mudanças no tempo durante a tarde e noite, com chuvas intensas, raios e ventos fortes, especialmente no Oeste do Estado.

Apesar disso, o risco de ocorrências relacionadas a temporais é considerado baixo, com temperaturas mínimas entre 17°C e 20°C no Meio-Oeste e Planaltos, e entre 20°C e 24°C no restante do Estado. As máximas continuam elevadas, ultrapassando os 30°C e alcançando os 35°C, com valores mais amenos na Serra.