Melhora no tempo? Confira a previsão para este fim de semana em Santa Catarina

Sol durante o período da manhã e tempestade à tarde, confira como será o tempo na sua região:

Melhora no tempo? Confira a previsão para este fim de semana em Santa Catarina

Imagem ilustrativa

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Sol pela manhã em todas as regiões de Santa Catarina marca esta sexta-feira (24), mas à tarde, a combinação do forte calor e a movimentação de umidade causada pela formação de um sistema de baixa pressão no mar entre o estado e o Rio Grande do Sul pode levar a pancadas de chuva e temporais isolados.

O boletim meteorológico da Defesa Civil alerta que as chuvas e temporais podem ser mais intensos entre os Planaltos e o Litoral catarinense, com chuvas fortes em curtos períodos, raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo. A temperatura deve ser elevada, com máximas variando entre 28 a 32°C no Estado e até 36°C no Extremo Oeste e Litoral Norte catarinense.

No sábado (25), a parte da manhã será de sol e calor em todas as regiões do Estado, mas novamente, entre a tarde e a noite, a condição pode ser propícia para chuvas e temporais. A Defesa Civil aponta que isso ocorre devido ao calor e a uma frente fria que se aproxima de Santa Catarina. As temperaturas mínimas no amanhecer variam entre 12°C na Serra e 20 a 24°C no Litoral e Vale do Itajaí, enquanto as máximas podem chegar aos 36°C no Extremo Oeste.

No domingo (26), a frente fria se desloca rapidamente pelo Estado, mantendo o tempo instável com possibilidade de chuvas ao longo do dia. A Defesa Civil alerta para o risco baixo a moderado de ocorrências relacionadas às chuvas e aos temporais. A estabilização do tempo deve ocorrer no final da tarde de domingo, com a presença de uma massa de ar seco que avança para o Sul do Brasil. As temperaturas mínimas variam entre 13°C na Serra e 20 a 23°C no Litoral e Vale do Itajaí, enquanto as máximas podem chegar no máximo aos 30°C no Litoral.

Na segunda-feira (27), o tempo será estável e com presença de sol em todas as regiões do Estado na maior parte do dia, ainda pela influência da massa de ar seco. Entre o final da tarde e a noite, pancadas isoladas de chuva podem ocorrer no Oeste do Estado devido às áreas de instabilidade que se formam no Paraná e se deslocam para Santa Catarina. Na terça-feira (28), a massa de ar seco se afasta para o oceano, favorecendo o retorno das pancadas de chuva e das trovoadas no final do dia, devido ao calor.