Cidade catarinense decreta situação de emergência após infestação de maruins

O prefeito declarou situação de emergência devido à infestação desses insetos

Cidade catarinense decreta situação de emergência após infestação de maruins

Divulgação

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Nesta quarta-feira (27), a cidade de Luiz Alves, localizada no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, tomou uma medida drástica em resposta ao aumento alarmante da população de maruins. O prefeito Marcos Veber declarou situação de emergência devido à infestação desses insetos.

Os maruins, mosquitos do gênero Culicoides, têm causado desconforto e interferido significativamente na saúde, bem-estar e qualidade de vida dos 11.684 habitantes do município, conforme dados do Censo 2022.

Em sua declaração, o prefeito Marcos Veber enfatizou os impactos tanto nas áreas rurais quanto urbanas, ressaltando a necessidade urgente de soluções para controlar essa situação. Ele afirmou: "Estamos sofrendo muito nas áreas rurais e também urbanas, de tal modo, que tem interferido em nossa saúde, bem-estar e qualidade de vida. Pedimos socorro e tentaremos ao máximo investir em possíveis soluções para esse problema."

É importante destacar que o decreto de situação de emergência ressalta a gravidade da situação endêmica dos maruins em Luiz Alves. O prefeito reconhece a complexidade do desafio e ressalta que não há soluções imediatas, mas reitera o compromisso da administração municipal em dialogar e buscar alternativas para enfrentar essa crise que tem se agravado ao longo deste ano.