Defesa Civil divulga alerta vermelho para contaminação por dengue

Notificação foi divulgada nesta quinta-feira (4). Confira quais regiões estão inclusas no alerta

Defesa Civil divulga alerta vermelho para contaminação por dengue

Divulgação

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta vermelho nesta quinta-feira (4) para várias regiões do estado devido a um surto de dengue. 

As áreas afetadas incluem o Extremo Oeste, Oeste, Meio-Oeste, Planalto Norte, Litoral Norte, Planalto Sul, Litoral Sul, Grande Florianópolis, Baixo, Médio e Alto Vale do Itajaí. 

O estado de Santa Catarina está em estado de epidemia de dengue desde o fim de fevereiro, com um aumento gradativo no número de casos registrados. O painel da dengue do estado revela que até o momento há 111.667 casos prováveis e 33.779 casos confirmados da doença. Foram realizados 89.379 exames, dos quais 28.955 resultaram positivos. 

O estado também registra um elevado número de focos do mosquito transmissor da doença, totalizando 28.098. Em relação aos óbitos, 56 foram confirmados e outros 23 estão sendo investigados.

Para combater a propagação da doença, as autoridades de saúde estão enfatizando a importância de medidas preventivas. Entre as recomendações estão a eliminação de água parada, que serve como local de reprodução para os mosquitos, e a adoção de medidas de proteção individual, como o uso de repelentes e mosquiteiros.

Os sintomas da dengue incluem febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, fadiga, dor muscular e nas articulações, erupções cutâneas e sangramento leve. Os moradores são aconselhados a buscar atendimento na unidade de saúde mais próxima de sua residência em caso de suspeita da doença.