Moradora de Tijucas precisará esperar 2 mil anos para fazer cirurgia pelo SUS

Situação inacreditável deixou família de Tijucas em desespero. Agora, a tijuquense tenta arrecadar R$ 20 mil para fazer a cirurgia particular

Moradora de Tijucas precisará esperar 2 mil anos para fazer cirurgia pelo SUS

Reprodução / Arquivo Pessoal

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Silvana de Fátima Rodrigues, 52 anos, moradora de Tijucas, Santa Catarina, vive uma situação angustiante. Diagnosticada com câncer de mama estágio 4 com metástase óssea, Silvana também lida com fortes dores decorrentes de problemas na vesícula e hérnia. Ela aguarda para realizar uma cirurgia de laparoscopia – técnica minimamente invasiva recomendada devido ao seu tratamento oncológico – há mais de três meses.

Surpreendentemente, ela foi informada de que a espera para o procedimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) seria de 754.083 dias, o que equivale a aproximadamente 2.067 anos. Esta perspectiva é insustentável para Silvana, dada a dor intensa e a medicação diária que vem tomando.

A situação financeira não permite que a cirurgia seja realizada de forma particular, cujo custo é estimado em R$ 20 mil. Diante dessa realidade, Silvana iniciou uma campanha de arrecadação online para angariar recursos necessários para a operação.

O drama de Silvana reflete um problema maior enfrentado por pacientes do SUS em Santa Catarina. Mesmo com a promessa do Governador Jorginho de zerar a fila de espera até agosto deste ano, especialistas consideram tal promessa como fantasiosa. Atualmente, o estado conta apenas com quatro leitos de UTI infantil disponíveis pelo SUS.

Enquanto isso, a falta de investimentos estatais em hospitais de grande porte como o de Tijucas é evidente. Estes estabelecimentos poderiam ter suas áreas cirúrgicas e estruturas melhor utilizadas, agilizando cirurgias eletivas e outros procedimentos, além de evitar que pacientes viajem longas distâncias. O Vale do Rio Tijucas, por exemplo, tem potencial para ser autossuficiente nessas demandas de saúde.

Especialistas indicam que municípios que possuem hospitais, como Tijucas, Canelinha, São João Batista e Nova Trento, poderiam estar devidamente organizados e estruturados para prestar atendimento integral à população regional.

A cirurgia de Silvana é de responsabilidade da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina. Enquanto aguarda uma resposta, ela e sua família pedem ajuda à comunidade. Para colaborar com a vaquinha, acesse o link da campanha: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/vaquinha-para-cirurgia-silvana-de-fatima-rodrigues 

Para doações via Pix, o código pessoal é 82100900978 (CPF). Doações também podem ser feitas diretamente para o Banco Itaú, Ag 8457, cc 23570-6.