Transferência aérea salva vida de bebê recém-nascida em estado crítico

A paciente de apenas nove dias foi submetida a uma transferência emergencial

Transferência aérea salva vida de bebê recém-nascida em estado crítico

DIVULGAÇÃO

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Neste domingo, 14, uma bebê recém-nascida de apenas nove dias foi submetida a uma transferência emergencial de Criciúma para a UTI Neonatal do Imigrantes Hospital e Maternidade, em Brusque, no Vale do Itajaí.

A ação heroica contou com o apoio da aeronave Arcanjo 06, pertencente ao Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militares de Santa Catarina, que realizou o pouso na Fazenda Aero Amil.

Receba notícias pelo WhatsApp gratuitamente! Clique aqui para entrar em nossa comunidade!

Diagnosticada com bronquiolite viral aguda, causada pelo vírus sincicial respiratório, a pequena paciente apresentava um quadro crítico de insuficiência respiratória aguda, necessitando de intervenções imediatas, como ventilação mecânica e drogas vasoativas.

Infelizmente, não havia leitos disponíveis em Criciúma capazes de oferecer o tratamento adequado para pacientes instáveis em condições tão graves.

A coordenação da UTI Neonatal do Imigrantes Hospital e Maternidade, representada pela Dra. Laiza Fernanda Silveira Brose, ressaltou a importância do suporte de alta complexidade fornecido pela unidade. Além de priorizar a saúde da paciente, o ambiente também busca garantir o conforto dos familiares, permitindo que permaneçam próximos durante todo o processo de tratamento.

Com uma equipe multidisciplinar composta por médicos, fisioterapeutas, enfermeiros e nutricionistas, a UTI Neonatal do Imigrantes Hospital e Maternidade reúne especialistas em diversas áreas, incluindo pneumologia pediátrica, cardiologia pediátrica e cirurgia pediátrica.

São 12 médicos, quatro fisioterapeutas, quatro enfermeiros e 12 técnicos de enfermagem dedicados a proporcionar o cuidado intensivo necessário para a recuperação dos pacientes críticos.

A unidade possui atualmente oito leitos ocupados, mas tem a capacidade de expandir para até 12 leitos, de acordo com as necessidades e patologias dos pacientes. Além da bebê transferida de Criciúma, a UTI Neonatal também recebeu, recentemente, a transferência de um menino de cinco meses, em estado grave, proveniente de Brusque.

"A criança foi transferida de outro hospital na cidade, que não dispõe de recursos intensivos para pacientes pediátricos. Apesar de ter chegado em estado crítico, houve uma melhora em seu quadro durante o fim de semana", relatou a Dra. Laiza.

A equipe médica permanece empenhada em oferecer o melhor tratamento possível para a bebê, mantendo um acompanhamento constante de seu estado de saúde.

A esperança e o esforço conjunto dos profissionais de saúde da UTI Neonatal são fundamentais para a recuperação desses pacientes, que lutam bravamente contra suas condições delicadas.

A transferência aérea, sem dúvida, desempenhou um papel crucial na preservação da vida dessa recém-nascida, destacando a importância do trabalho árduo e dedicado de todos os envolvidos nesse processo.