URGENTE: Tijucas investiga terceira morte por dengue e situação é alarmante

Dois óbitos, de uma jovem e de um idoso, foram confirmados pela Secretaria Estadual de Saúde de Santa Catarina

URGENTE: Tijucas investiga terceira morte por dengue e situação é alarmante

Reprodução/ Youtube

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Tijucas está investigando um possível terceiro óbito por dengue. As informações sobre as duas mortes anteriores, uma jovem entre 15 e 17 anos e um idoso entre 75 e 79 anos, foram divulgadas pela Secretaria de Saúde do Estado. Vilson Porciúncula, secretário da pasta municipal, confirmou a investigação do terceiro caso. Se confirmado, a cidade igualará o número de mortes de Florianópolis, a cidade com mais óbitos pela doença na região da Grande Florianópolis.

Em epidemia desde o fim de fevereiro e com algumas regiões em alerta vermelho (como a Grande Florianópolis), atualmente, Santa Catarina já registrou mais de 35 mil casos confirmados e 115.237 prováveis, 59 mortes e investiga 23. Com aumento na demanda por atendimento médico, ao que aparenta, Tijucas tem aumentado a crescente. O fato, de acordo com o secretário Vilson, tem "sobrecarregado os serviços de saúde". 

O boletim epidemiológico semanal de dengue da cidade ainda não foi divulgado. O Jornal Razão entrou em contato com a prefeitura, solicitando novos dados, e aguarda retorno. Até a última atualização, referente à semana do dia 30 de março, a cidade contava com 1.398 casos confirmados, mas ainda não possuía a informação da segunda morte, que, até então, encontrava-se em investigação.



Em entrevista exclusiva ao Jornal Razão, ele contou que os centros de triagem e prontos-socorros estão focados quase exclusivamente no atendimento de casos de dengue. Com apenas três médicos no pronto atendimento e dois no Centro de Triagem, os tempos de espera para os pacientes são longos. A classificação de todos os pacientes como prioridade complica a gestão do atendimento, dada a variabilidade da gravidade dos casos.

O secretário de saúde destaca a importância da comunicação e cooperação entre as diferentes unidades de saúde para gerenciar a crise. A prefeitura planeja adquirir um novo aparelho de hemograma para acelerar o diagnóstico e tratamento da dengue. Estratégias de comunicação e educação da população sobre a prevenção da dengue são cruciais, incluindo o controle de criadouros do mosquito.

Uma campanha de vacinação contra a dengue está planejada, focando inicialmente em crianças de 10 a 14 anos. A cidade também está conduzindo campanhas de vacinação contra a influenza e tétano, além de iniciativas para educar a população sobre a prevenção da dengue.

Diante do aumento, que, de acordo com o secretário, tende a reduzir com a diminuição do calor, a população é encorajada a colaborar na eliminação de possíveis criadouros do mosquito da dengue, como água parada e recipientes que possam acumular água.