Vacina contra a Varíola do Macaco chega em Santa Catarina

Doses serão distribuídas entre os municípios após alinhamento da estratégia de imunização

Vacina contra a Varíola do Macaco chega em Santa Catarina

Reprodução/ Divulgação

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

A Secretaria de Saúde de Santa Catarina (SES) recebeu um lote de 984 doses da vacina MVA-BN Jynneos mpox nesta quarta-feira (15). Considerando que a população-alvo a ser vacinada é bem específica, a SES está trabalhando em conjunto com os municípios para definir a estratégia de vacinação a ser adotada. As doses só serão distribuídas após esse alinhamento.

Conforme orientações do Ministério da Saúde, o principal objetivo da vacinação é interromper a transmissão de pessoa a pessoa em situações bem estabelecidas. A aplicação em massa não é recomendada. A vacinação será dividida em duas categorias: pré-exposição e pós-exposição à doença.

Na categoria de pré-exposição, a vacina será destinada a pessoas vivendo com HIV/Aids (PVHA) com status imunológico identificado pela contagem de linfócitos T CD4 inferior a 200 células nos últimos seis meses, homens cisgêneros, travestis e mulheres transexuais com idade igual ou superior a 18 anos e profissionais de laboratório que trabalham diretamente com Orthopoxvírus em laboratórios com nível de biossegurança 3 (NB-3), entre 18 e 49 anos de idade.

Já na categoria de pós-exposição, a vacina será destinada a pessoas entre 18 e 49 anos que tiveram contato direto com fluidos e secreções corporais de pessoas suspeitas, prováveis ou confirmadas para varíola dos macacos, cuja exposição seja classificada como de alto ou médio risco, conforme recomendações da OMS. Nessa situação, a vacina deve ser tomada até 14 dias após a exposição, sendo que a maior efetividade é obtida nos primeiros quatro dias.

Vale destacar que existem critérios de exclusão para vacinação em situações de pré e pós-exposição. Pessoas com alguma contraindicação à vacinação ou que já tenham sido diagnosticadas com a doença e/ou apresentarem lesão suspeita de mpox no momento da vacinação não poderão ser vacinadas. O esquema de vacinação consiste em duas doses, com um intervalo de quatro semanas (28 dias) entre elas.