Vacinação contra a gripe é estendida para toda a população brasileira

O Ministério da Saúde busca expandir a cobertura vacinal contra a Influenza antes do inverno, período de aumento das infecções respiratórias

Vacinação contra a gripe é estendida para toda a população brasileira

Arquivo/ Divulgação

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

O Ministério da Saúde do Brasil anunciou nesta segunda-feira, 15 de maio, que a vacinação contra a gripe estará disponível para todos os brasileiros a partir dos seis meses de idade. A medida visa aumentar a imunização da população antes do inverno, período em que a incidência de infecções respiratórias tende a crescer.

Até agora, cerca de 21 milhões de pessoas foram vacinadas contra a gripe no país, representando apenas 30% do grupo prioritário. A ampliação da campanha de vacinação busca expandir essa cobertura. Estados e municípios, que solicitaram a medida, poderão utilizar as vacinas em estoque e implementar estratégias locais para otimizar a imunização, levando em consideração as particularidades de cada região.

O Instituto Butantan distribuiu mais de 80 milhões de doses da vacina trivalente em todo o país. A meta do Ministério da Saúde é alcançar a vacinação de 90% da população.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, fez um apelo para a união de todos no "Movimento Nacional pela Vacinação", iniciativa que envolve o Ministério da Saúde, estados, municípios e toda a sociedade civil. Trindade enfatizou a importância de retomar a confiança da população nas vacinas.

A vacinação contra a gripe é essencial para reduzir a incidência da doença, especialmente entre pessoas com problemas de saúde e idosos, prevenindo hospitalizações e mortes, além de diminuir a demanda sobre os serviços de saúde. Até o final de abril, o país confirmou pelo menos 253 mortes em decorrência da gripe.

As vacinas sazonais contra a gripe têm um perfil de segurança excelente e são geralmente bem toleradas. Ocorrências como dor no local da injeção são comuns, mas benignas, e costumam se resolver em 48 horas. A vacina é produzida com vírus inativados, fragmentados e purificados, o que significa que não pode causar a doença. O Ministério da Saúde esclarece que a vacina contra a gripe pode ser administrada simultaneamente com outras vacinas do calendário nacional.