Queda nas inscrições para alistamento militar preocupa autoridades em Tijucas

O prazo para o alistamento militar se esgota no próximo dia 30 de junho, e muitos jovens da cidade estão deixando de se inscrever, apesar da obrigatoriedade

Queda nas inscrições para alistamento militar preocupa autoridades em Tijucas

Arquivo/ imagem ilustrativa

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Com o prazo para o alistamento militar se aproximando do fim, as autoridades em Tijucas alertam para uma queda preocupante no número de inscrições neste ano. O alistamento, que é obrigatório para jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2023, pode ser feito on-line até o dia 30 de junho através do site oficial do Exército Brasileiro. No entanto, a Junta de Serviço Militar de Tijucas tem notado uma ausência significativa de alistamentos.

A seleção para o serviço militar, seja na Marinha, no Exército ou na Aeronáutica, é um dever cívico e traz consequências importantes para aqueles que a evitam. Jovens que não se alistam dentro do prazo estão sujeitos a multas e a restrições diversas, incluindo a impossibilidade de tirar passaporte, de trabalhar em instituições oficiais, de se matricular em instituições de ensino, de obter carteira profissional e de se inscrever em concursos públicos.

Apesar da facilidade do processo de alistamento on-line, que pode ser feito através do site "www.alistamento.eb.mil.br" ou pelo aplicativo do Exército Brasileiro, muitos jovens em Tijucas parecem estar negligenciando essa obrigação. Esse fato tem causado preocupação nas autoridades locais, que temem as repercussões dessa negligência para o futuro desses jovens.

"As empresas muitas vezes evitam contratar jovens que não possuem a documentação de dispensa militar, com medo de que eles possam ser convocados para o serviço militar", explicou um representante da Junta de Serviço Militar de Tijucas. "No entanto, esse documento só é fornecido após o Exército dispensar o jovem, o que pode complicar a situação daqueles que buscam emprego."

O alistamento militar é um passo essencial na vida de todo cidadão brasileiro do sexo masculino, e cumprir essa obrigação dentro do prazo é crucial. Os jovens que ainda não se alistaram são encorajados a fazer isso o mais rápido possível, antes que o prazo se esgote. Lembre-se: o futuro depende das ações tomadas hoje.