TIJUCAS - Em condicional, homem é preso em flagrante e liberado na delegacia

Homem recém saiu da cadeia e tem mais de 20 passagens policiais

TIJUCAS - Em condicional, homem é preso em flagrante e liberado na delegacia

Reprodução / PMSC

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Um homem de 27 anos, identificado apenas pelas iniciais I.S.S., foi preso em flagrante na manhã desta quinta-feira (03/03) em Tijucas/SC, após ser detido com uma motocicleta roubada e adulterada. O indivíduo, que já possui mais de 20 passagens criminais por roubo, receptação dolosa, furto, ameaça, entre outros crimes, estava em liberdade condicional havia apenas 10 dias.

A prisão foi realizada pela guarnição PM 6353, que avistou o homem saindo de um beco em alta velocidade e aparentando nervosismo, no Centro da cidade, mais precisamente na localidade do "Casarão", conhecida por historicamente ter altos índices de criminalidade.

Ao ser abordado, nada de ilícito foi encontrado com ele, mas a consulta da placa da motocicleta revelou que suas características não coincidiam com as informações registradas no veículo. Após uma verificação minuciosa, foi descoberto que a motocicleta havia sido roubada em Florianópolis em 2013 e que seu chassi e motor haviam sido adulterados.

Questionado sobre a procedência do veículo, o homem alegou tê-lo adquirido de um familiar por R$2.000,00 e afirmou não saber que se tratava de um bem roubado. No entanto, ele foi preso em flagrante por receptação e adulteração de sinal identificador de veículo automotor.

O delegado responsável pelo caso decidiu liberar o homem na delegacia, alegando que se tratava de uma receptação culposa. O crime de receptação, em breve resumo, pode ser entendido com o ato de receber algo que seja produto de crime. No caso da receptação culposa, definida no § 3º do artigo 180 do Codigo Penal, trata-se da falta de cuidado quanto à origem da coisa, que possivelmente tenha origem criminosa, mas a pessoa preferiu ignorar.

Essa decisão gerou controvérsias na cidade, já que o indivíduo tem um histórico extenso de crimes violentos e acabara de sair da prisão.

A população de Tijucas/SC está pedindo medidas mais rigorosas para lidar com a criminalidade na cidade e evitar que pessoas com um histórico criminoso violento sejam liberadas tão facilmente.