Sinal 5G já começa a aparecer nos celulares de moradores de Itapema

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) confirmou a liberação do sinal na cidade

Sinal 5G já começa a aparecer nos celulares de moradores de Itapema

Divulgação / Redes sociais

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

O sinal 5G chegou a Itapema, conforme relatado por diversos moradores que observaram a ativação da rede desde a última quarta-feira (16). No entanto, essa introdução não está isenta de complexidades, com divergências em torno da compatibilidade de aparelhos e operadoras com a rede 5G na faixa de 3,5GHz.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) confirmou a liberação do sinal em Itapema como "SINAL LIBERADO" em seus Editais 5G, mas o cenário prático é mais complicado. Para a ativação efetiva, as prestadoras que compraram lotes na faixa de 3,5 GHz devem solicitar à Anatel o licenciamento e a ativação das estações 5G. Este processo está submetido a um cronograma regulado pela agência, que leva em consideração o número de habitantes nas localidades.

No caso de Itapema, alguns dispositivos já estão operando com a nova rede, apesar das restrições mencionadas. A prefeitura local colaborou com essa transição, com a equipe de Tecnologia realizando um estudo técnico para determinar os locais ideais para a instalação das antenas. Atualmente, a cidade conta com 36 estações de 2G, 3G e 4G, mas ainda não registra oficialmente qualquer estação 5G.

Em Santa Catarina, o sinal 5G já foi liberado em 187 cidades, enquanto 37 estão com o planejamento aprovado e outras 71 estão aguardando aprovação.

O lançamento do 5G representa uma etapa significativa na evolução das telecomunicações, prometendo velocidades mais rápidas e maior capacidade de rede.