11 de Junho: O combate histórico que consolidou a Marinha do Brasil

A vitória na Batalha Naval do Riachuelo marcou um ponto crucial na história da Marinha do Brasil, garantindo o controle dos rios e o avanço dos aliados sobre o Paraguai

11 de Junho: O combate histórico que consolidou a Marinha do Brasil

Divulgação / Palacio Pedro Ernesto

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Em 11 de junho de 1865, as águas do Rio Paraná se tornaram palco de uma batalha sangrenta que ficaria conhecida como a Batalha Naval do Riachuelo. Nesse confronto, a Esquadra Brasileira, liderada pelo Comandante Francisco Manuel Barroso da Silva, enfrentou a Esquadra Paraguaia, comandada pelo Capitão-de-Fragata Mezza. O combate teve um papel determinante no desfecho da Guerra do Paraguai.

A guerra teve início quando o Paraguai se sentiu ameaçado pela intervenção brasileira no Uruguai. O país paraguaio considerou as ações brasileiras como um ato de guerra e decidiu tomar medidas ofensivas, como o aprisionamento de navios brasileiros e a invasão de províncias argentinas. Em resposta, o Brasil, a Argentina e o Uruguai assinaram o Tratado da Tríplice Aliança contra o Paraguai.

AGORA: Receba notícias pelo WhatsApp gratuitamente! Clique aqui para entrar em nossa comunidade, salve o contato do administrador e fique sempre bem informado!

No contexto desse conflito, a Marinha do Brasil desempenhou um papel crucial. O bloqueio da comunicação fluvial entre o Paraguai e o mar, realizado pela Marinha brasileira, impactou significativamente as ações ofensivas do país paraguaio. O Paraguai, então, decidiu atacar os navios brasileiros que estavam próximos à cidade argentina de Corrientes, desencadeando a Batalha Naval do Riachuelo.

O plano paraguaio era surpreender a Força Naval brasileira ancorada próxima a Corrientes, antes do amanhecer de 11 de junho. No entanto, a Força Naval paraguaia atrasou-se, perdendo o efeito surpresa. Após um intenso combate de artilharia, a Força Naval paraguaia se abrigou junto à foz do Riachuelo, onde havia uma bateria de canhões em terra, na barranca de Santa Catalina.

A batalha foi marcada por características peculiares de um confronto naval em rios. A presença de bancos de areia e as condições restritas das águas tornaram as manobras desafiadoras. A vitória da Marinha do Brasil na Batalha Naval do Riachuelo foi determinante para o avanço dos aliados sobre o território paraguaio e contribuiu para a derrota final do Paraguai.

Desde então, todos os anos, no dia 11 de junho, a Marinha do Brasil celebra os feitos heroicos daqueles que lutaram na Batalha Naval do Riachuelo. Essa data é lembrada como um exemplo de bravura e coragem, relembrando os atos dos homens que participaram desse confronto histórico.

A batalha também é conhecida pelos "Sinais de Barroso", transmitidos pelo Comandante Francisco Manuel Barroso da Silva durante o combate. Entre eles, o mais célebre é o sinal 779: "O Brasil espera que cada um cumpra o seu dever", que se tornou um símbolo de honra e comprometimento para a Marinha do Brasil.

A Batalha Naval do Riachuelo, um marco na história militar do Brasil, permanece como um exemplo de bravura e determinação, lembrando-nos do valor da união e do espírito de luta em prol da pátria.