Divulgação
No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.
Na manhã desta terça-feira (19), o colegiado de cultura da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (AMFRI) se reuniu com o representante do Ministério da Cultura (MinC), Alexandre Martins.
O encontro se dedicou a discutir temas de relevância para o setor cultural, incluindo a aplicação da Lei Paulo Gustavo, a Lei Aldir Blanc 2, e as futuras conferências municipais, estaduais e nacional de cultura. O diálogo também abordou a consolidação do escritório do MinC na capital do estado.
O encontro se revelou uma oportunidade crucial para o MinC estreitar laços com a região através do colegiado de cultura da AMFRI, propiciando uma maior aproximação entre as duas entidades.
No centro das discussões estavam questões fundamentais para o progresso das políticas culturais no Brasil. A Lei Paulo Gustavo, recentemente aprovada e destinada a estimular o setor cultural e audiovisual brasileiro, foi recebida com entusiasmo pelos presentes. Os participantes sublinharam a necessidade de garantir a implementação efetiva desta lei.
O debate também girou em torno das conferências municipais, estaduais e nacional de cultura. Estes eventos são cruciais para a formulação de políticas públicas que refletem as necessidades e aspirações do setor cultural. Alexandre Martins enfatizou a importância de uma participação ativa e inclusiva nessas conferências para a construção coletiva de políticas culturais mais representativas.
O diálogo franco e construtivo proporcionado pela reunião, que contou com a presença do representante do Ministério da Cultura, fortaleceu a conexão entre os atores envolvidos na promoção da cultura. Esse fortalecimento de laços é crucial para garantir a efetiva aplicação das novas políticas públicas em todos os municípios representados pela AMFRI.