Alerta de chuvas intensas no Litoral Norte de SC traz risco de alagamentos e deslizamentos

Foliões que planejavam aproveitar o carnaval foram surpreendidos por uma mudança drástica no tempo

Alerta de chuvas intensas no Litoral Norte de SC traz risco de alagamentos e deslizamentos

Divulgação / LabClima/UNIVALI

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Foliões que planejavam aproveitar o carnaval no Litoral Norte de Santa Catarina foram surpreendidos por uma mudança drástica no tempo, causada pela chegada de uma massa de ar polar e um ciclone de baixa pressão.

Desde sábado (18), as temperaturas caíram consideravelmente na região, com mínimas abaixo da média para essa época do ano, de acordo com o Laboratório de Climatologia da Univali (LabClima).

Nesta segunda-feira (20), um ciclone atua sobre o oceano, na altura de Santa Catarina, trazendo ainda mais instabilidade para o estado.

A partir de terça-feira (21), a previsão é de muita nebulosidade e chuva diária em todo o estado, com risco alto de ocorrências como alagamentos, enxurradas e deslizamentos, especialmente no Litoral Norte e no Vale do Itajaí.

Segundo a Defesa Civil, o alerta vale para segunda e terça-feira, dias em que são esperadas chuvas volumosas em todo o estado. Na Serra e no Oeste do Estado, o risco de ocorrências relacionadas às chuvas é moderado, e estas regiões estão apenas em estado de observação.

As temperaturas seguirão amenas no início da semana, entre 17°C e 24°C, e a nebulosidade deverá predominar.

A partir de quarta-feira (22), haverá uma melhora na condição do tempo, com chance de alguns períodos de sol e temperaturas mais elevadas, entre 20°C e 32°C. No final de semana, a previsão é de que o calor do verão volte, com máximas entre 32°C e 35°C.

A população da região deve ficar atenta aos alertas emitidos pela Defesa Civil e adotar medidas de precaução em caso de ocorrências relacionadas às chuvas.