Gilmar Mendes diz que STF decidiu e permitiu Lula ser eleito presidente

Ministro Gilmar Mendes: "Se temos a eleição de Lula, isso se deve a uma decisão do STF'

Gilmar Mendes diz que STF decidiu e permitiu Lula ser eleito presidente

Reprodução / Estadão

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

A afirmação do Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, tem atraído atenção, na qual ele atribui a eleição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva às decisões tomadas pelo STF. 

Mendes enfatizou a importância crucial do STF em restaurar a "autonomia" política e como isso impactou diretamente a eleição presidencial. 

Segundo ele, muitos políticos, incluindo o presidente Lula, não estariam em seus respectivos cargos hoje se não fosse pelo enfrentamento da Operação Lava Jato pelo STF.

Mendes destaca que a eleição de Lula foi possível devido a uma decisão específica do STF que ocorreu em abril de 2021, quando, por uma margem de 8 votos a 3, o tribunal anulou as condenações de Lula na Operação Lava Jato, permitindo assim que ele recuperasse seus direitos políticos e pudesse concorrer novamente. 

O ministro reiterou essa posição em diferentes ocasiões, inclusive durante o I Fórum Esfera Internacional em Paris, neste sábado, destacando que o retorno da “autonomia” política e a eleição de Lula foram resultados diretos das decisões do STF

Além disso, ele mencionou que a vitória de Lula nas urnas em 2022 só foi possível graças a uma decisão do STF, reforçando o papel fundamental que o tribunal teve no cenário político brasileiro e como suas decisões podem ter um impacto duradouro na política nacional.