Campanha de vacinação contra dengue tem início em Tijucas

Cidade, que já registrou dois óbitos pela doença e investiga o terceiro, recebeu 960 doses

Campanha de vacinação contra dengue tem início em Tijucas

Divulgação

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Tijucas deu início à campanha de vacinação contra a dengue nesta terça-feira (9), focando em crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias. O município, que já registra duas mortes pela doença e investiga a terceira, recebeu 960 doses do imunizante tetravalente, capaz de proteger contra os quatro sorotipos do vírus.

A coordenadora da Vigilância em Saúde de Tijucas, Idarleni Daroci, destacou que a vacina será aplicada em duas doses, com intervalo de três meses. Ela também enfatizou a importância de não administrar a vacina contra a dengue simultaneamente com outros imunizantes, recomendando intervalos específicos para vacinas inativadas e atenuadas.

A campanha segue critérios rigorosos: pessoas que tiveram dengue devem esperar seis meses para se vacinar; quem iniciar a vacinação e contrair a doença deve aguardar 30 dias após os sintomas para completar o esquema; mulheres em idade fértil devem esperar 30 dias após a vacinação para engravidar. Indivíduos com febre nas últimas 24 horas, crianças menores de 4 anos, idosos acima de 60 anos, portadores de HIV com comprometimento imunológico, gestantes e lactantes estão excluídos da campanha.

Os locais de vacinação em Tijucas incluem o Centro de Especialidades Orlando Barreto, a UBS Renoldo João Rosa, a UBS José Manoel Reis e o Centro de Saúde Dona Calina, com horários de atendimento variados.

A campanha ocorre em um cenário crítico de propagação da dengue em todo o Brasil, com vários estados, incluindo Santa Catarina, enfrentando epidemia da doença. 

Só para se ter uma noção, o Brasil registrou 1.116 mortes pela doença nas primeiras 13 semanas de 2024, estabelecendo um novo recorde de óbitos provenientes do mosquito. Outras 1.807 ainda estão sob investigação.

Até agora, mais de 2,9 milhões de casos prováveis foram relatados, ultrapassando o recorde anterior de 1,6 milhão em 2015.