Tijucas registra a primeira morte por suspeita de dengue em 2024: menina tinha apenas 16 anos

Município enfrenta situação crítica com 281 casos ativos e morte suspeita de dengue em adolescente

Tijucas registra a primeira morte por suspeita de dengue em 2024: menina tinha apenas 16 anos

Reprodução/ redes sociais

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Uma adolescente de 16 anos morreu com suspeita de dengue hemorrágica na manhã deste sábado (24), no Hospital São José, no município de Tijucas.

A jovem, moradora do Bairro Areias, apresentava sintomas da doença, e a confirmação do diagnóstico depende do resultado do exame do Serviço de Verificação de Óbito (SVO).

O secretário da Saúde de Tijucas, Vilson José Porcíncula (Tem), confirmou a suspeita e destacou a situação preocupante da dengue na região, que atualmente conta com 281 casos ativos. 

As autoridades locais reforçam a importância das medidas preventivas para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, e orientam a população a eliminar possíveis criadouros e buscar assistência médica em caso de sintomas.

A prefeitura emitiu uma nota. Confira:

“Na manhã deste sábado (24) o Hospital São José de Tijucas registrou o primeiro óbito por suspeita de dengue. De acordo com a direção do hospital, uma adolescente de 16 anos, moradora de Tijucas, deu entrada no hospital com sintomas de dengue, em quadro grave, e veio a óbito.

A causa da morte está sob investigação e ainda não é possível confirmar que tenha sido causada por dengue. A Vigilância em Saúde de Tijucas foi notificada, está acompanhando o caso e já encaminhou amostras de sangue para o Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública de SC) que irá verificar se o caso é positivo para dengue.

O corpo da menina foi encaminhado para o SVO (Serviço de Verificação de Óbito), que também vai investigar as causas da morte.

A Administração Municipal de Tijucas lamenta a perda precoce desta jovem e se solidariza com a família neste momento de dor.

Reforçamos a todos o pedido para que tomem as devidas providências em suas casas a fim de evitar que a doença continue se propagando. Saiba mais sobre as formas de prevenção e combate ao mosquito Aedes Aegypti em nossas redes sociais e nos canais oficiais de saúde”.

O estado de Santa Catarina decretou situação de emergência por conta da doença, mas apenas 13 cidades receberam a vacina contra dengue por parte do Governo Lula.