Tijucas tem aumento de 57% nos casos de dengue em apenas uma semana

O bairro Universitário registrou o maior aumento, saindo de cinco para 19 infectados, o que equivale a um salto de 280%

Tijucas tem aumento de 57% nos casos de dengue em apenas uma semana

Arquivo/ imagem ilustrativa

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

O relatório semanal de dengue divulgado pela cidade de Tijucas nesta sexta-feira (12) apresentou um aumento exponencial nos casos. Em apenas sete dias, o município registrou um crescimento de 57%, saindo de 70 infectados para 110.

Conforme os dados, o bairro que mais apresentou alta foi o Universitário, que saiu de cinco infectados para 19, representando um aumento de 280%. Joáia também teve um aumento significativo de 50%, saindo de sete para 14 casos.

No bairro Praça, até a semana passada, o município havia registrado 22 casos. Em sete dias, foram registrados 7 novos infectados, sendo um aumento de 31%. No fim da matéria, você poderá conferir o quadro com todos os dados disponibilizados pela prefeitura.

Receba notícias pelo WhatsApp gratuitamente! Clique aqui para entrar em nossa comunidade

Além disso, também há 15 moradores aguardando para saber se são reagentes, ou não. Também foi disponibilizado o número de pessoas que fizeram o exame e testaram negativo para a doença. Até a semana passada, o valor era de 357. Agora, é de 470.


SAIBA COMO COMBATER A DENGUE

A dengue é uma doença causada pelo vírus transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti, que também é responsável pela transmissão da febre amarela, zika e chikungunya. Com a chegada do período de chuvas e o aumento das temperaturas, o risco de proliferação do mosquito e a consequente incidência da dengue tornam-se maiores. Para combater a doença, é fundamental que a população tome medidas preventivas e atue em conjunto com os órgãos públicos de saúde.

Especialistas apontam que a melhor estratégia para evitar a dengue é eliminar os criadouros do mosquito, que se reproduz em água parada. Além disso, ações de conscientização e educação são fundamentais para mobilizar a sociedade na luta contra a proliferação do Aedes aegypti.

Confira algumas medidas preventivas para evitar a dengue e proteger a sua família e comunidade:

Elimine os criadouros: verifique regularmente se há recipientes que possam acumular água, como pneus, garrafas e pratos de plantas, e remova-os ou vire-os de boca para baixo para evitar o acúmulo de água.

Mantenha caixas d'água, cisternas e poços sempre tampados e limpos, evitando a proliferação do mosquito.

Limpe calhas e canaletas de água, evitando o acúmulo de folhas e outros objetos que possam impedir o escoamento da água.

Realize a limpeza das piscinas com frequência e utilize cloro para manter a água sempre tratada.

Coloque areia nos pratos de vasos de plantas para evitar o acúmulo de água.

Mantenha o lixo em sacos plásticos bem fechados e em locais cobertos, evitando o acúmulo de água e a atração de mosquitos.

Participe de campanhas e ações de conscientização promovidas pelos órgãos públicos e comunidades locais, ajudando a disseminar informações sobre prevenção e combate à dengue.

Utilize repelentes e roupas que cubram a maior parte do corpo, especialmente durante atividades ao ar livre, reduzindo o risco de picadas.

Instale telas nas janelas e portas para evitar a entrada do mosquito Aedes aegypti em casa.

Ao adotar essas medidas preventivas e conscientizar a comunidade sobre a importância do combate ao mosquito, é possível reduzir o risco de dengue e proteger a saúde de todos. É fundamental que cada cidadão faça sua parte e colabore com as ações de prevenção, tornando as cidades mais seguras e livres dessa doença.