Anatel autoriza início dos trabalhos para liberação do 5G em Balneário Camboriú e Camboriú

A rede vem com a promessa de oferecer maiores velocidades de conexão e download de dados

Anatel autoriza início dos trabalhos para liberação do 5G em Balneário Camboriú e Camboriú

DIVULGAÇÃO/ REDES SOCIAIS

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Durante uma reunião realizada na última quinta-feira (23), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) autorizou o início dos trabalhos de migração e limpeza de espectro em Balneário Camboriú e Camboriú, que são condições necessárias para a liberação do 5G. Esses trabalhos serão iniciados na próxima segunda-feira (27).

Ainda não há uma data definida para a conclusão desses trabalhos, mas é certo que a liberação do 5G será antecipada nesses dois municípios.

No entanto, é importante destacar que a instalação do 5G requer uma legislação específica que deve ser aprovada pela Câmara de Vereadores.

A rede 5G é a quinta geração das redes móveis, desenvolvida para substituir a rede 4G. Com a promessa de oferecer maiores velocidades de conexão e download de dados, a rede 5G pode atingir de 600 Mb/s até 2 Gb/s. Embora já tenha começado a operar em 2019, ainda de maneira limitada, a rede 5G só poderá ser instalada após a adequação da legislação.

Além de maior velocidade, a rede 5G também promete menor latência e maior cobertura em relação ao 4G. Com a liberação do 5G, a expectativa é que haja uma evolução significativa na tecnologia móvel, possibilitando novas aplicações e melhorias na comunicação móvel.