Catarinense cadeirante e cachorro viajam para 100 países com van adaptada

Estima-se que a jornada levará de 7 a 10 anos, cruzando diversas fronteiras

Catarinense cadeirante e cachorro viajam para 100 países com van adaptada

Divulgação / NSC TV - Juliano Renk

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Deixando para trás duas décadas de rotina em um escritório, Juliano Renk, um catarinense de 46 anos, embarcou em uma expedição global notável junto com seu Pastor Belga Malinois, Hunter. Ambos partiram de Santa Catarina na última segunda-feira (18), com o sonho ambicioso de explorar mais de uma centena de países a bordo de uma van customizada.

Nascido em Chapecó, Renk vive com uma deficiência desde 2001, resultado de um acidente ocorrido durante um voo livre que o deixou paraplégico. Inabalável, ele alimentou o espírito aventureiro e dedicou cinco anos meticulosos ao planejamento dessa odisseia sobre rodas.

AGORA: Receba notícias pelo WhatsApp gratuitamente! Clique aqui para entrar em nossa comunidade, salve o contato do administrador e fique sempre bem informado!

Estima-se que a jornada levará de 7 a 10 anos, cruzando diversas fronteiras. O itinerário inicial abrange a América do Sul e Central, estendendo-se posteriormente até os Estados Unidos e além, para incluir nações europeias e asiáticas.

Mais do que um tour pessoal, Renk almeja impactar vidas ao longo do caminho. Ele planeja documentar sua experiência nas redes sociais com o intuito de encorajar outros a superar obstáculos. “O objetivo é mostrar que, armado com coragem e resiliência, qualquer um pode atingir seus sonhos”, ressalta Renk.

Renk reflete sobre sua jornada desde o acidente: “Nos primeiros dois anos, minha vida se resumia a fisioterapia e confinamento em um quarto. Agora, estou literalmente rodando o mundo.”

O veículo foi meticulosamente adaptado para acomodar suas necessidades especiais. Ele possui uma cama móvel que se eleva até o teto, permitindo o acesso ao teto solar. Instrumentos como acelerador, embreagem e freio foram modificados para acessibilidade.

Ao descobrir que uma van poderia ser adaptada às suas necessidades, Renk não teve dúvidas: “Foi aí que percebi que nada mais me impedia de viajar.”

Esta jornada inspiradora de Juliano Renk e seu cão Hunter não é apenas uma busca pessoal pela liberdade e aventura, mas também um testemunho do espírito humano.