STF vai decidir se mulheres trans podem usar banheiros femininos

Caso ocorreu em Florianópolis (SC), quando uma mulher trans foi impedida de usar o banheiro feminino. Agora, o STF vai decidir se uma pessoa trans tem o direito de usar o banheiro do gênero ao qual se identifica, e se há reparação por danos morais caso seja impedida

STF vai decidir se mulheres trans podem usar banheiros femininos

A ex-modelo e agora empresária Joana Prado (conhecida no Brasil pela “personagem” Feiticeira) levantou um debate com os seguidores do Instagram ao questionar um banheiro unissex que encontrou nos EUA

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Em meio à publicação da polêmica Resolução do Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, o Supremo Tribunal Federal (STF) trouxe de volta à sua pauta um caso parado desde 2015. O plenário vai decidir se uma pessoa trans tem o direito de usar o banheiro do gênero ao qual se identifica, e se há reparação por danos morais caso seja impedida. Entenda os desdobramentos e implicações desse julgamento que promete reacender debates e divisões na sociedade brasileira.

O caso iniciado em 2008 diz respeito a uma mulher trans que foi discriminada em um shopping em Florianópolis (SC). Ela foi forçada a se retirar do banheiro feminino, levando a uma situação humilhante em que acabou urinando em público. A primeira instância concedeu uma indenização de R$ 15 mil, mas o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC) reverteu a decisão. Agora, cabe ao STF resolver o impasse. 

A decisão ocorre no mesmo período em que uma resolução foi publicada autorizando o uso de "banheiros unissex" em escolas brasileiras. A medida tem provocado debates acalorados em diversos setores da sociedade. Notavelmente, durante sua campanha, o ex-presidente Lula havia descartado a ideia de tal resolução, chegando a classificá-la como "coisa de satanás". 

O Supremo tem uma história de defesa dos direitos LGBTQIA+. Em 2017, a Corte reconheceu o direito das pessoas trans de atualizarem seus documentos conforme sua identidade de gênero. Agora, o tribunal volta a ser palco de uma decisão crucial para o grupo, com ministros já expressando visões favoráveis à inclusão e ao reconhecimento das identidades trans.

Na época do ocorrido, a autora do processo, uma mulher trans, foi proibida de utilizar o sanitário de mulheres do Beiramar Shopping, localizado no centro da capital.

O caso ganhou repercussão geral no STF e pode estabelecer um precedente jurídico. Além disso, o julgamento acontece em um momento em que o Brasil se encontra polarizado em torno de questões de gênero e direitos humanos, tornando a decisão ainda mais relevante e potencialmente divisiva.

Quando o processo começou a ser julgado, em novembro de 2015, o ministro Luiz Fux pediu mais tempo para analisar o caso e interrompeu o debate. Desde então o caso está parado, mas pode voltar a ser analisado nos próximos dias para discutir novamente a necessidade de indenização por danos morais a pessoas transgêneros que forem impedidas de utilizar o banheiro do gênero com o qual elas se identificam.

A justificativa utiizada pelo magistrado para o interrompimento do processo foi a de que a sociedade deveria ser ouvida por preocupação sobre a vulnerabilidade de mulheres e meninas, que poderiam correr perigo se uma pessoa simplesmente vestida de mulher entrasse nos banheiros com más intenções.

Os dois votos favoráveis à população trans são dos ministros Roberto Barroso, relator do caso, e Edson Fachin. Durante seu voto na sessão realizada ainda em 2015, Barroso declarou que "destratar uma pessoa por ser transexual é a mesma coisa que a discriminação por ser negro, judeu, mulher, índio [SIC!] ou gay. É simplesmente injusto quando não manifestamente perverso".

Além disso, o ministro afirmou que ainda que gere algum desconforto a presença de uma mulher trans em áreas comuns do banheiro feminino, ele não é comparável ao constrangimento que ela passaria em um banheiro masculino.