URGENTE: Justiça impede Jorginho de nomear Felipe Mello no Governo de SC

Decisão é do desembargador João Marcos Buch, plantonista no TJSC. Liminar impede Jorginho de nomear seu próprio filho

URGENTE: Justiça impede Jorginho de nomear Felipe Mello no Governo de SC

Divulgação

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Justiça de Santa Catarina derruba decisão do Governador Jorginho Mello que nomeou seu próprio filho caçula para o mais importante cargo do Governo do Estado. Liminar foi deferida pelo TJSC nesta quinta-feira. Informação é do jornalista Upiara Boss.

Entenda:

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), promoveu uma ampla reformulação no seu governo, com destaque para a nomeação de Filipe Mello, seu filho, como novo chefe da Casa Civil. A movimentação, oficializada nesta quarta-feira (3), envolveu nove substituições, incluindo cinco secretarias-chave: Comunicação, Administração, Defesa Civil, Segurança Pública e a própria Casa Civil.

A cerimônia de posse dos novos secretários está prevista para sexta-feira (5), e marca um momento de reestruturação na gestão de Mello. Filipe, que já ocupou cargos de secretário de Estado nas gestões anteriores e esteve ativo nas articulações políticas desde as últimas eleições, agora assume um papel oficial no governo do pai.

A nomeação de Filipe Mello gerou debates internos intensos nos últimos meses. Embora legalmente permitido, conforme decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), a escolha levanta questionamentos sobre nepotismo e a influência familiar na administração pública.

Além de Filipe Mello, outras mudanças significativas foram anunciadas: Sargento Lima (PL) assume a Secretaria de Segurança, João Paulo Gomes Vieira a de Comunicação, o coronel Fabiano de Souza a Defesa Civil e Vânio Boing a Administração. Essas alterações indicam uma reconfiguração estratégica em áreas vitais do governo.

Com a saída de Estêner Soratto Júnior da Casa Civil, que prepara sua candidatura à Prefeitura de Tubarão, a nomeação de Filipe Mello é vista como uma manobra para fortalecer a influência do governador na Assembleia Legislativa. Segundo fontes governamentais, a presença de Filipe na Casa Civil é uma garantia de cumprimento dos acordos políticos, já que Jorginho não teria como 'dizer não' para seu filho.