Mãe ensina menino de 10 anos a cozinhar para não depender de ninguém

“Quando ele tinha por volta de 2 anos, já acessava a fruteira e pegava suas próprias frutas. Com 3 anos, já sabia preparar o próprio leite”, relata a mãe

Mãe ensina menino de 10 anos  a cozinhar para não depender de ninguém

Divulgação / Temmais

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Em Catanduva, São Paulo, uma história inspiradora desafia o ditado popular que diz que "cozinha não é lugar de criança". O protagonista é Enzo Rodrigues Ricci, um jovem talentoso de apenas 10 anos, que já domina diversas receitas com a orientação de sua mãe, Renée Rodrigues, nutricionista e naturóloga.

Desde que aprendeu a andar, Enzo já estava familiarizado com o ambiente da cozinha. Segundo Renée, sua relação com o filho sempre envolveu uma educação alimentar saudável e consciente. “Quando ele tinha por volta de 2 anos, já acessava a fruteira e pegava suas próprias frutas. Com 3 anos, já sabia preparar o próprio leite”, relata a mãe.

AGORA: Receba notícias pelo WhatsApp gratuitamente! Clique aqui para entrar em nossa comunidade, salve o contato do administrador e fique sempre bem informado!

A influência para essa aptidão precoce não é aleatória. Renée já trabalhou em um restaurante, expondo Enzo a um universo gastronômico mais amplo desde muito cedo. “Ele cresceu vendo-me cozinhar e sempre quis participar”, diz ela.

Surpreendente é a variedade de pratos que o pequeno chef já domina: desde omeletes com banana até estrogonofe de frango e pratos da culinária japonesa. Toda essa variedade, aliás, contribui para que Enzo tenha um paladar eclético e uma relação saudável com a comida.

Para as famílias que enfrentam desafios alimentares com seus filhos, Renée tem um conselho: “Apresente os alimentos de diferentes formas e permita que as crianças os experimentem de acordo com suas preferências. Isso facilita a aceitação e incentiva uma alimentação equilibrada".

Renée também deixa claro que, apesar do foco em alimentos saudáveis, Enzo tem a liberdade de provar comidas industrializadas. “O que evitamos é que esses produtos façam parte da nossa rotina”, explica.

Enzo tem uma mensagem para todos: “Cozinhar é uma habilidade fundamental para a vida, porque traz independência. Não dá para viver só de comida enlatada”. Palavras sábias que mostram que, mais do que um chef em potencial, Enzo é um jovem com uma visão consciente sobre o valor da alimentação saudável e da autossuficiência.